F - BQ e Abcesso Flashcards Preview

P (JA) > F - BQ e Abcesso > Flashcards

Flashcards in F - BQ e Abcesso Deck (27)
Loading flashcards...
1
Q

Bronquiectasia é uma dilatação ______ (reversível/irreversivel) das vias aéreas. Tres tipos: cilindrica/tubular, varicosa, cistica. Qual é mais comum?

A

Bronquiectasia é uma dilatação irreversível das vias aéreas. Tipos cilindrica/tubular é o mais comum

2
Q

Faz a ligação entre o síndrome/entidade clinica e o local onde causa bronquiectasias (campo pulmonar sup; inf; médio)- fibrose quistica - traqueobroncomegalia (sindrome de Mounier-Kuhn)- Aspiração recorrente cronica (como na esclerodermia)- fibrose pos radiação- doença fibrotica pulmonar em estádio terminal (de tração na FPI)- inf recorrentes associadas a imunodeficiencia - inf por MAC - ABPA- sindrome dos cilios discineticos/imoveis - sindrome de williams campbell

A
  • fibrose quistica: CS- traqueobroncomegalia (sindrome de Mounier-Kuhn): Vias centrais - Aspiração recorrente cronica (como na esclerodermia): CI- fibrose pos radiação: CS- doença fibrotica pulmonar em estádio terminal (de tração na FPI): CI- inf recorrentes associadas a imunodeficiencia: CI - inf por MAC: CM- ABPA: vias centrais - sindrome dos cilios discineticos/imoveis: CM- sindrome de williams campbell: vias centrais(centrais: nomes estranhos; inf: baixa de tudo; médio: MAC; Capacete para a radiação - mal fica em cima)
3
Q

25-50% das bronquiectasias sao idiopaticas. V/F

A

V

4
Q

Epidemiologia Bronquiectasias - Afeta mais que sexo?- As bronquiectasias causadas por inf por MAC afetam mais ____ (homens/mulheres) com ___ (mais/menos) de 50 anos e ____ (fumadores/nao fumadores).

A
  • Afeta mais que sexo? Mulheres (As bronquiectasias e Os abcessos)- As bronquiectasias causadas por inf por MAC afetam mais mulheres com mais de 50 anos e não fumadoras. (MAC - Mãe)
5
Q

A TB cursa apenas com bronquiectasias difusas. V/F

A

F! Tb pode cursar com focais, por exemplo pela obstrução por linfonodos…

6
Q

Bronquiectasias infeciosas - uma unica inf, desde que muito intensa, pode resultar numa lesao significativa das vias respiratórias e em deficiência da depuração das secreções. V/F- Em pacientes com bronquectasias observou-se inflamação de ____ (peq/grandes) vias aéreas e destruição/dilatação das vias aéreas ____ (maiores/mais pequenas)

A
  • uma unica inf, desde que muito intensa, pode resultar numa lesao significativa das vias respiratórias e em deficiência da depuração das secreções. V- Em pacientes com bronquectasias observou-se inflamação de pequenas vias aéreas e destruição/dilatação das vias aéreas maiores. (destruição é por via de citocinas, proteases… )
7
Q
  • Qual a apresentação clinica mais comum das bronquiectasias?- Nas exacerbações temos sempre febre e infiltrados pulmonares recentes?- podem ter baqueteamento digital?
A
  • apresentação mais comum: Tosse produtiva persistente com produção de expectoração abundante e espessa- Nas exacerbações temos sempre febre e infiltrados pulmonares recentes? Não, podem n estar presentes. Vemos que temos exacerbação quando notamos alterações na expectoração. - podem ter baqueteamento digital? Sim
8
Q

Qual é o padrão de aquisição de imagens preferencial para dx de bronquiectasia? Diz dois sinais característicos que podem ser vistos nesse meio de imagem.

A

É a TAC que tem mais especificidade (ao Raio X falta sensibilidade)Sinais característicos: Trilho de comboio; anel de sinete (os dois traduzem dilatação vias aéreas) e arvore em brotamento

9
Q

Que meio de dx esta indicado na broncoscopia focal?

A

Broncoscopia

10
Q

Tx ATB das bronquiectasias - duração minima?- Dois agentes frequentemente implicados?

A
  • duração minima? 7-10 dias- Dois agentes frequentemente implicados? H. influenza e P. aeruginosa
11
Q

BronquiectasiasATB recomendados para o tx do MAC em HIV negativos?

A

MERDA- macrolido- etambutol- rifampicina

12
Q
  • O mucolitico dornase esta recomendado para bronquiectasias não fibrose quistica. Na FQ n é recomendado. V/F- O tx com mucoliticos é controverso nas bronquiectasias. V/F
A
  • O mucolitico dornase esta recomendado para bronquiectasias não fibrose quistica. Na FQ n é recomendado. F! A dornase so é recomendada para as bronquiectasias da FQ! Nas outras não!- O tx com mucoliticos é controverso nas bronquiectasias. V
13
Q

Tx anti-inflamatorio nas bronquiectasias - GC inalatorios melhoram a função pulmonar e diminuem as exacerbações?- GC sistémicos podem ser úteis em que bronquiectasias?

A
  • GC inalatorios melhoram a função pulmonar e diminuem as exacerbações? Não! Mas ↓ dispneia, ↓ necessidade de β-agonistas inalados, ↓ produção de expectoração. - GC sistémicos podem ser úteis em que bronquiectasias? Nas não inflamatórias, nas auto-imunes, e na ABPA (+ itraconazol)
14
Q

Duas entidades clinicas que temos que pensar quando temos baqueteamento mais hemoptise?

A

Carcinoma broncogenico ou bronquiectasias

15
Q

Declinio da função pulmonar das Bronquiectasias não FQ é semelhante ao de que doença crónica pulmonar?

A

DPOC

16
Q

Que numero de recorrências por ano em doente com bronquiectasias infeciosas é definido como limiar para tx?Que tx é esse?

A

Tres ou mais recorrencias ano - instituir profilaxia ATB (menos consenso no que diz respeito á bronquiectasia não FQ)

17
Q

Pneumonia necrotizante ou gangrena pulmonar é o que?(pista: abcesso :D )

A

Multiplos pequenos abcessos pulmonares em áreas contíguas do pulmão

18
Q
  • Abcesso pulmonar cronico tem uma duração maior que ___ semanas. - Abcessos pulmonares inespecificos (em que nenhum MO é isolado na expectoração) é frequentemente causado por que bactérias?
A
  • Abcesso pulmonar cronico tem uma duração maior que 4-6 semanas. - Abcessos pulmonares inespecificos (em que nenhum MO é isolado na expectoração) é frequentemente causado por que bactérias? Anaerobias
19
Q

Em que bichinho pensar se temos abcesso pulmonar em jovem anteriormente saudável?

A

S. aureus (principalmente se ha historia de influenza)

20
Q

Multiplos abcessos pulmonares provocados por embolos septicos. Pensar em que?

A

Endocardite da valvula tricuspide.

21
Q

Abcesso pulmonar- Calafrios sao raros e a pleurisia pode ser intensa. V/F- desde a pneumonite à cavitação demora cerca de 7-14 dias. V/F

A

Duas V

22
Q
  • A linfadenopatia está ou não esta associada a abcesso pulmonar bacteriano?- no dx do abcesso pulmonar são mais imp as correlações clinicas ou a cultura da expectoração?
A
  • A linfadenopatia não está associada a abcesso pulmonar bacteriano. Deve-se procurar outras etiologias. - no dx do abcesso pulmonar são mais imp as correlações clinicas ou a cultura da expectoração? As correlações clinicas são mais imp porque as culturas não são confiáveis (anaeróbios não são detectados pelas culturas de escarro)
23
Q

Causa mais comum de abcesso pulmonar primário?

A

Anaerobios - formam abcesso em local dependente do pulmão

24
Q

Tx ATB abcesso - ate quando manter ATB oral?- ATB de primeira linha para tx de abcesso de etiologia presumivelmente anaeróbia? - O metronidazol é boa escolha para anaeróbios?

A
  • ate quando manter ATB oral? Ate desaparecimento da lesões ou substituição por cicatriz pequena e estável - ATB de primeira linha para tx de abcesso de etiologia presumivelmente anaeróbia? Clindamicina (1º IV dps oral). - O metronidazol é boa escolha para anaeróbios? Altamente eficaz contra anaeróbios mas não contra strepto aeróbio que frequentemente esta implicado em inf mistas.
25
Q

Tx ATB no abcesso pulmonar- a daptomicina n deve ser utilizada para tx de infecções pulmonares. V/F- Quais os principais gram neg implicados nos abcessos pulmonares?

A
  • a daptomicina n deve ser utilizada para tx de infecções pulmonares. V- Quais os principais gram neg implicados nos abcessos pulmonares? P. aeruginosa e K. pneumoniae
26
Q

Cx no tx do abcesso- 10-12% abcessos pulmonares requerem cx. V/F- Alternativa a cx?

A
  • 10-12% abcessos pulmonares requerem cx. V- Alternativa a cx? Drenagem guiada por TC
27
Q

Bronquiectasias - criterios de dx para inf por MNTNecessário para alem de sintomas e achados radiologicos:- minimo ___ amostras de expect com cult positiva ou- ___ de local estéril com cultura positiva

A

Necessário para alem de sintomas e achados radiologicos:- minimo 2 amostras de expect com cult positiva ou- 1 de local estéril com cultura positiva